Primeira mulher a presidir o TJ-BA se aposenta após 44 anos de carreira
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Primeira mulher a presidir o TJBA, Sílvia Zarif se aposenta após 44 anos de carreira
Reprodução/Redes sociais
A desembargadora Sílvia Zarif, a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), se aposentou nesta segunda-feira (1º). A decisão foi tomada dois dias antes do aniversário de 75 anos dela — idade limite para a aposentadoria compulsória aplicável ao serviço público.
Sílvia Carneiro Santos Zarif é natural de Feira de Santana e se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1974. Já em 1981, Zarif ingressou na magistratura após ser aprovada em concurso público.
Como juíza, ela trabalhou nas comarcas de Terra Nova, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana (3ª Vara Cível) e Salvador (12ª Vara Cível). Em 2002, ascendeu ao cargo de desembargadora e, em 8 de fevereiro de 2008, tomou posse como presidente do TJ-BA.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Enquanto pioneira, Sílvia abriu caminho para que mais mulheres ocupassem o mais alto cargo do órgão. Atualmente, a presidência é ocupada por Cynthia Resende, a quarta mulher no posto.
A desembargadora construiu uma carreira de 44 anos na magistratura. Ela também presidiu a 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, a 5ª Câmara Cível e a Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno.
LEIA TAMBÉM:
Mulher e advogado são encontrados mortos com marcas de tiros dentro de casa na Bahia
Engenheiro civil é preso suspeito de agredir companheira e atear fogo em residência na Bahia
Jovem de 19 anos é morta a facadas na Bahia; suspeito do crime não aceitava fim do relacionamento
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Embarcação naufraga durante show de banda de pagode em Salvador
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
o